Ferramentas que ajudam no replanejamento ágil de sua empresa

De uma hora para outra o mundo dos negócios foi pego de surpresa por uma das piores crises da história. A esta altura dos acontecimentos, infelizmente uma parte significativa das Pequenas e Médias Empresas (PME's) irão fechar.


Para que você e sua empresa não entre nas estatísticas, uma excelente estratégia é replanejar. A partir de agora, você verá algumas ferramentas preciosas que ajudarão no replanejamento ágil da empresa, confira!


Estamos vivendo todos nós, e desta vez é mundialmente, um cenário atípico, nunca encarado antes por gerações que sequer sonhavam com essa possibilidade: ver o mundo parar.


Para que você e sua empresa não entre nas estatísticas, uma excelente estratégia é replanejar. Vamos tomar como premissa que você tenha efetuado o planejamento estratégico anual de sua empresa para este ano de 2020. Em tempos normais como diria meu antigo professor de química - em condições normais de temperatura e pressão - essa é uma prática negligenciada, porém de muito importância para qualquer negócio, de qualquer porte, até mesmo para aquela pequena "bodega" na esquina do seu bairro. Que dirá então, para empresas que já possuem funcionários em suas folhas de pagamento, aluguel, diversos outros custos fixos consideráveis e vários compromissos a honrar.


Sem falar que normalmente, uma empresa, uma organização, é fruto de um sonho realizado, as duras custas, como sabemos ao iniciar os primeiros passos para colocar em prática e tornar real, aquele sonho, e que a cada dia aparece alguma coisa para nos desanimar, impostos, empecilhos de toda ordem, palavras de desestímulo, etc.


Bom. Para dar uma iluminada no final do túnel e mostrar que há sim esperança, trouxe para vocês algumas das preciosas ferramentas de gestão que ajudarão no replanejamento ágil da empresa, confira!


Percebam que eu disse ÁGIL. Para quem ainda não sabe, o método Ágil vem sendo aplicado com sucesso em grandes empresas diante deste mundo VUCA em que vivemos, mas para não perder o foco e tornar o artigo muito grande, entraremos nos detalhes em um próximo artigo sobre Metodologia Ágil e VUCA.


Ferramentas para replanejamento ágil da empresa


Ferramenta #1 - Definição de Missão, Visão e Valores


Para organizar os trabalhos e estabelecer metas possivelmente alcançáveis, é preciso que este básico porém poderoso recurso - Missão+Visão+Valores - estejam alinhados com o que você deseja para o futuro de sua empresa. Segundo o SEBRAE, organizações de todos os portes, em especial as que estão nascendo ou as pequenas, devem olhar para este item logo nos primeiros passos da concepção de seu negócio.




Definir a Missão, Visão e Valores da empresa, serve para definir a direção estratégica da empresa, além de determinar as operações físicas e o gerenciamento da equipe.


Uma vez definidas, numa época de crise como essa, é para esse conjunto que olhamos e avaliamos se é possível diante do atual cenário, seguir essa cartilha ou se iremos precisar "adequar" (talvez a adequação exija refazer tudo do zero).

Ferramenta #2 - Business Model Canvas


O Business Model Canvas (mais conhecida em português por modelo de negócios Canvas) é uma ferramenta de replanejamento que pode ser incluída na categoria de ferramenta ágil para criar um mapa da empresa. Essa ferramenta foi criada inicialmente em 2008 por Alexander Osterwalder. O objetivo desta ferramenta é descrever em um canvas composto por 9 áreas (zonas) tudo relacionado a uma empresa, áreas essas descritas na lista abaixo:


Canvas é uma ferramenta empresarial desenvolvida para auxiliar o empreendedor a elaborar seus modelos de negócios. Existem diversos modelos para diversos propósitos, porém um dos modelos mais conhecido é o Business Model Canvas

  1. A Segmentação dos seus clientes: É a maneira como você vai dividir seus clientes de acordo com cada necessidade, característica, pontos semelhantes, atributos e região de atuação.

  2. Apresentação de valor: É a maneira como a sua empresa vai se diferenciar no mercado e fornecer um produto ou serviço único para cada tipo de cliente.

  3. Canais de distribuição: É a maneira como você vai utilizar o marketing e a logística para conectar a sua equipe aos clientes definidos.

  4. Relações: A forma escolhida pela empresa para interagir diretamente com cada cliente escolhido.

  5. Fontes de renda: descreve como a empresa irá gerar renda dentro da estrutura corporativa.

  6. Principais características: Quais os recursos intelectuais e os principais ativos sejam humanos ou físicos, que a empresa dispõe para começar a operar.

  7. Principais atividades: Toda e qualquer tipo de ação utilizada para que o negócio possa funcionar corretamente.

  8. Parcerias: Quaisquer tipos organizações ou empresas que possam fixar parcerias que ajudam no funcionamento e no crescimento da empresa.

  9. Estruturação de gastos e custos: Essa parte determina quais os custos e gastos a empresa terá para colocar em prática o modelo de negócio definido.

Ferramenta #3 - A matriz SWOT


A matriz SWOT (acrônimo em inglês de Stregths (Forças), Weakenesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças)) também conhecida como FOFA no Brasil pela tradução dos termos, ajuda na avaliação do negócio tanto nos fatores internos quanto internos. É uma ferramenta de análise e replanejamento ágil da empresa que visa estabelecer uma visão global da situação atual de uma empresa, uma parte dela ou de um projeto, até mesmo projeto pessoal.





Ela fornece uma visão geral da situação atual (pontos fortes e fracos). Sugere quais as melhores trajetórias definir para o futuro (oportunidades e ameaças).

As empresas podem usá-lo no desenvolvimento de seu replanejamento estratégico, pois permitem questionar os problemas que devem abordar e a resposta que desejam adotar. Seus outros casos de uso são diversos: preparação de um plano de negócios, questionamento de um modelo de negócios, desenvolvimento de uma estratégia de marketing etc.


Há alguma evoluções e complementações para o uso dessa matriz, porém devemos ter sempre em sempre que devemos realizar o planejamento para atender a nossa real necessidade. Não adianta sentar por semanas, meses, utilizar um batalhão de canvas dos mais modernos e diversos se, para a nossa realidade, um rascunho bem feito, focado, concentrado, pode resolver o problema imediato.

Refazer os planos pode ser a saída mais certa

Em meio a uma crise tão devastadora, rever alguns conceitos e refazer os planos pode ser a saída mais certa para salvar o seu negócio. Certamente muitos empreendedores que não (re)planejaram suas empresas, estão fechando as portas para nunca mais abri-las.

Portanto, não seja mais um e descubra como replanejar a estratégia de sua empresa, para que seu negócio possa sobreviver firme e forte a esta crise tão severa.


Existem diversas outras ferramentas, existem ainda os indicadores, mas torno a dizer: é preciso ir com calma, passo a passo, não apenas para retomar o fôlego, reativar a crença que tudo vai dar certo e só então, continuar incrementando seu planejamento e revisão e mapeamento de processos internos (BPMN), redesenhos, estipular metas, indicadores de performance (KPI's), acompanhamento de seus objetivos (OKR's) e outros.


Ah, e mais importante que planejar, é realizar. Por em prática. Faça seu planejamento para que tenha um rumo, não saia desvairado atirando para qualquer lado, desperdiçando força e munição. Porém, não espere que ele esteja 100% pronto, lindo, brilhando, testado e retestado diversas vezes apenas em sua mente pois, certamente, ao ser colocado em prática, ao entrar em campo, irá sofrer sim alterações necessárias, ajustes de curso.

Um bom planejamento é uma diretriz, um guia, um mapa, mas pode, precisa e deve ser revisado periodicamente.


__________________________________________________________________

Agradeço por sua leitura, na expectativa de que este texto, possa te inspirar ou te ajudar de alguma maneira.

"Eu produzo estes artigos com um objetivo: ajudar você a ser um profissional melhor e mais capaz do que pensa que é!” 

Compartilhe e, se possível, também deixe seu comentário. 


Seu feedback é importante para que eu possa produzir mais artigos e, espero eu, cada vez melhores.

__________________________________________________________________ 


Cláudio Éden é Gestor de TI e Analista de Desenvolvimento de Sistemas por formação, com especialização em Gestão de Projetos, e por perfil comportamental, apaixonado por Planejamento e Processos. 


Espero estar colaborando, ainda que com uma gota no seu oceano (azul) de conhecimento, para que possa alcançar resultados extraordinários em sua vida.




TAGS: #agil #qualidade #planejamentoestrategico #pme #crise #estrategiaempresarial #swot #mundovuca #canvas #businessmodelcanvas #agility #kpi #bpmn #okrs #pme #sebrae #planejamento

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

 

 

©2020 por Claudio Eden Consultor Empresarial.

  • LinkedIn Cláudio Éden
  • Facebook Cláudio Éden
  • Twitter - Cláudio Éden
  • YouTube
  • Instagram
Fale Conosco