Matriz SWOT ou Análise SWOT?

Atualizado: 8 de Jul de 2020

Qual o nome correto de um dos itens mais conhecidos e usado em todo e qualquer planejamento? Matriz SWOT ou Análise SWOT?


Se ficou confuso, se já ouviu falar das duas formas, se já falou de um jeito ou de outro se atentando apenas na sigla SWOT, ou ainda, se nunca ouviu falar, sigam-me os bons pelas próximas linhas.





Vamos separar por partes para ficar mais fácil de entender e para consultar posteriormente caso volte aqui para se relembrar sobre o tema.

PARTE 01: O que significa SWOT?


O termo SWOT tem sua origem no idioma inglês e é um acrônimo (palavras formadas pela inicial ou por mais de uma letra de um conjunto de palavras) das palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).


Apenas para deixar claro, as referências as Forças e Fraquezas fazem menção ao ambiente interno da organização, enquanto as Oportunidades e Ameaças, fazem menção ao ambiente externo da organização.



Em português, devido as suas iniciais, é conhecida também por FOFA

PARTE 02: Definição de Matriz e de Análise.


Agora vamos para a definição em sua essência. Vamos aqui apelar para o Aurélio, o dicionário:


Definição de Matriz - (substantivo feminino) na álgebra matemática é o arranjo de m por n elementos, dispostos num quadro retangular ou quadrado, que comporta m linhas e n colunas.


Veja abaixo um exemplo de uma Matriz 3 x 3 (m =3, n =3)


Um exemplo de uma Matriz 3 x 3 (3 linhas, 3 colunas)

Definição de Análise - (substantivo feminino) é o estudo detalhado de cada parte de um todo, para conhecer melhor sua natureza, suas funções, relações, causas, etc.


Por essas definições, podemos ver que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. A Matriz SWOT é, por definição, um arranjo de m elementos por n, no caso específico é uma matriz de 2 x 2 elementos, totalizando 4 quadrantes, enquanto a Análise SWOT também por definição, é o resultado final de um estudo que se utiliza de vários artefatos e dados, resultantes de ferramentas, técnicas e processos, para gerar um relatório com informações palpáveis, embasadas e detalhadas, que permitam a organização tomar ou basear suas decisões estratégicas com maior convicção.


Em resumo, a Matriz SWOT é uma ferramenta, que auxilia na coleta de dados, formada por uma matriz de 4 quadrantes onde cada um comporta os itens relacionados a Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) e é apenas uma parte da Análise SWOT (levantamento de dados, análise de dados, elaboração de indicadores, relatório).




PARTE 03: SWOT Cruzada ou TOWS?


Só para deixar um gostinho para uma outra conversa, porém sem entrar no detalhamento da questão, uma das etapas da Análise SWOT, feita utilizando os dados coletados na matriz SWOT é o cruzamento dos dados.


Alguns autores chamam essa etapa de Matriz TOWS (SWOT de três pra frente, o que ao meu ver não faz muito sentindo pois o processo que ocorre não é simplesmente o de inverter os itens) já outros se referem como SWOT Cruzada. (ou ao ato de realizar o cruzamento da matriz, esse sim, particularmente, eu aceito como mais adequado. Opinião minha).


Nessa etapa, é realizada uma correlação entre os itens dos quadrantes da qual resultarão estratégias. Neste caso, as estratégias podem ser classificadas como:

  • OFENSIVA = cruzamento de Oportunidades x Forças (Max-Max). Consiste na junção das FORÇAS internas com as OPORTUNIDADES externas, cuja resultante são itens que permitem aumentar e aperfeiçoar as forças para que as oportunidades sejam bem aproveitadas, se tornando vantagens competitivas.

  • REFORÇO = cruzamento de Ameaças x Forças (Min-Max). Consiste na junção das FRAQUEZAS internas e OPORTUNIDADES externas, cuja resultante são itens que permitem analisar as fraquezas de forma a tentar superá-las para aproveitar as oportunidades.

  • CONFRONTO = cruzamento de Força x Oportunidades (Max-Min). Consiste na junção das FORÇAS internas com as AMEAÇAS externas, cuja resultante são itens que permitem desenvolver estratégias de confronto que utilizam os pontos fortes da empresa para diminuir as ameaças.

  • DEFENSIVA = cruzamento de Ameaça x Fraqueza (Min-Min). Consiste na junção das fraquezas internas e ameaças externas, cuja resultante são itens que permitem ações defensivas para proteger a empresa, diminuindo o impacto das ameaças."

Espero que agora, após essa explanação técnica, você saiba distinguir e diferenciar o que é a Matriz SWOT da Análise SWOT e, assim, defender sua posição.


Porém o mais importante de tudo, é garantir que quando se envolver com o processo de planejamento estratégico, ter sã consciência de que, se apenas preencheu os quadrantes onde foram anotadas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças da organização, você apenas preencheu a Matriz SWOT e o seu serviço ainda não está acabado e não está ajudando praticamente em nada. Provável que a folha impressa irá parar no fundo de uma gaveta junto com tantos outros "planejamentos" já vistos por ai.


Se você deseja ter acesso a uma planilha pronta, que te auxilia do brainstorming ate o plano de ação, sugiro dar uma olhada nesse produto: Planilha Análise SWOT Completa.



Espero contar com você, amigo leitor, para quando arregaçar as mangas para planejar, "Planejar Para Transformar".


__________________________________


Agradeço por sua leitura, na expectativa de que este texto, possa te inspirar ou te ajudar de alguma maneira em sua vida profissional.


"Eu produzo estes artigos com um objetivo em mente: ajudar você a ser um profissional, empresário ou estudante melhor e mais capaz do que pensa que é!”.



Te convido a compartilhar e deixar seu comentário. 


Seu feedback é importante para que eu possa produzir mais artigos e, espero eu, cada vez mais úteis.


Espero com este texto estar colaborando para que você possa alcançar resultados extraordinários em sua vida.


TAGS: #metrica #indicadores #melhoriacontinua #kpi #swot #planejamentoestrategico #pme #pequenasemediasempresas #matrizswot #estrategiaempresarial #planejamento #analiseswot #matrizgut #brainstorming #planejarparatransformar



Crédito da Imagem: Infográfico vetor criado por gstudioimagen - br.freepik.com

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

 

 

©2020 por Claudio Eden Consultor Empresarial.

  • LinkedIn Cláudio Éden
  • Facebook Cláudio Éden
  • Twitter - Cláudio Éden
  • YouTube
  • Instagram
Fale Conosco