Pequenas empresas e a crise do COVID-19

Atualizado: 18 de Mai de 2020

Fechamentos, horas reduzidas, demissões ... A crise do COVID-19 está longe de terminar e os empreendedores estão fazendo o possível para superá-la. Infelizmente, já pode ser tarde demais para alguns. Como resolver o dilema de pequenas empresas e a Covid-19?


Se você estiver na linha de frente, aqui estão algumas etapas que você pode seguir para superar este período tão difícil na vida de todo o mundo.


Como se reestruturar em meio a crise para continuar vivo


Dica 1 - Faça um balanço de suas Finanças

Eu recomendo que você faça ou contrate um consultor especializado para fazer um balanço completo dos seus recebimentos, de fato quanto de dinheiro você ainda tem e quais medidas considerar.


Dica 2 - Fale com seus Colaboradores

Seja honesto: diga aos funcionários o que você está disposto a fazer para manter o emprego e o que pode precisar fazer. "Mais do que nunca, a comunicação é essencial".

Alguns empresários não têm escolha, pequenas empresas e a covid-19 precisam encontrar um equilíbrio já que o fechamento de seus negócios é imposto pelo Estado. Mas seus funcionários motivados e atenciosos podem ter ideias para fazer as coisas de maneira diferente, não se prive do ponto de vista deles, independentemente do setor em que trabalham, sempre dialogue com seus colaboradores.

Dica 3 - Reduza a carga de Trabalho

Em alguns casos, os funcionários podem trabalhar em casa, o famoso Home Office. Muitas empresas podem optar por diminuir o ritmo. Por exemplo, a maioria dos bancos decidiram reduzir o horário de funcionamento.


Dica 4 - Faça seu estoque girar, abuse do Delivery

Embora as pessoas estejam em isolamento social, elas ainda necessitam dos produtos ou serviços, crie alternativas de expor os seus produtos e serviços, crie imediatamente um sistema de entregas por Delivery, esta é uma nova tendência que vem dando fôlego para alguns negócios, uma alternativa de conciliar pequenas empresas e a covid-19.

Em alguns estados, as atividades aos poucos voltam a ser liberadas, se você mantiver certas atividades, siga os protocolos de saúde e segurança para fornecer um ambiente seguro para clientes e funcionários.


Dica 5 - Renegocie o aluguel, empréstimos, contas de fornecedores

Fale com seus fornecedores, seu banco e o proprietário do seu imóvel, tente fazê-los entender as suas necessidades e negocie um preço justo neste primeiro momento. “Seja honesto e veja como os credores estão dispostos a se adaptar a sua nova realidade".


Em muitos setores, trabalhamos no local, pessoalmente, e precisamos fechar a loja. Se o governo forçar você a fechar, mais cedo ou mais tarde você terá que demitir temporariamente. Certos programas de suporte podem ajudá-lo, como o auxílio aprovado pelo próprio Governo Federal para conceder novos créditos bancários as PMEs no Brasil.

Mas, se neste momento, você se encontra perdido, sem saber ao certo por onde começar, e está morrendo de medo de ver seu negócio afundar e simplesmente desaparecer, chegou a hora de buscar ajuda Profissional.


__________________________________________________________________

Agradeço por sua leitura, na expectativa de que este texto, possa te inspirar ou te ajudar de alguma maneira.

"Eu produzo estes artigos com um objetivo: ajudar você a ser um profissional melhor e mais capaz do que pensa que é!” 

Compartilhe e, se possível, também deixe seu comentário. Seu feedback é importante para que eu possa produzir mais artigos e, espero eu, cada vez melhores.

__________________________________________________________________ 


Cláudio Éden é Gestor de TI e Analista de Desenvolvimento de Sistemas por formação, com especialização em Gestão de Projetos, e por perfil comportamental, apaixonado por Planejamento e Processos. 


Espero estar colaborando, ainda que com uma gota no seu oceano (azul) de conhecimento, para que possa alcançar resultados extraordinários em sua vida.

TAGS: #qualidade #planejamentoestrategico #pme #crise #estrategiaempresarial #sebrae #planejamento


10 visualizações0 comentário

 

 

©2020 por Claudio Eden Consultor Empresarial.

  • LinkedIn Cláudio Éden
  • Facebook Cláudio Éden
  • Twitter - Cláudio Éden
  • YouTube
  • Instagram
Fale Conosco